A prática pedagógica é um processo que está intrinsecamente ligado à teoria e à prática da docência. Nesse sentindo, torna-se importante investigar como os professores estão compreendendo suas práticas e quais suas percepções sobre as mesmas. No que diz respeito a isso, indagamos a respeito do modelo de educação infantil bilíngue proposto pela instituição de ensino em que atuam.
A professora 3 encontrou dificuldades para responder o questionamento e preferiu omitir-se. A análise das respostas gerou a emergência das seguintes categorias:
Horário de funcionamento - As crianças passam período integral na escola e pela manhã participam dos programas bilíngues.
Vivências - Suas ações pedagógicas devem favorecer a experimentação e vivências das crianças.
Familiarização com o idioma - Tem o intuito de familiarizar os alunos com a língua inglesa.
A educação reproduz o modelo de sociedade que o grupo percebe como ideal. A escola por sua vez, representa esse modelo respondendo em seu Projeto Politico Pedagógico sua visão de homem, sociedade e educação. No decorrer desse estudo defendemos que os projetos de educação infantil bilíngue seguem um modelo de educação embasado na teoria sócio-histórica de Vigotsky (1987), no qual a interação é fundamental para o desenvolvimento e a língua aparece como instrumento mediador significativo para a aprendizagem. Através dos relatos das entrevistadas observamos que, de maneira geral, assim como defendemos, os modelos de educação propostos dentro da educação infantil bilíngue objetivam que, através de vivências, a criança possa se familiarizar com um segundo idioma.
Para compreendermos se as participantes e as instituições de educação infantil bilíngue que as empregam compartilham da mesma visão de homem, que deve estar inserida no modelo de educação adotado pela escola e representado por meio do Projeto Político Pedagógico, investigamos como as professoras consideravam a criança, seu desenvolvimento e quais princípios regem suas práticas.
A professora 3 também apresentou dificuldades para responder essa questão e as participantes 1 e 2 desviaram-se do tema, desta maneira categorizamos suas respostas da seguinte maneira:
Visão global da criança - Consideram a criança em sua totalidade levando em conta sua individualidade.
Aquisição da língua - A prática se resume a ensinar uma segunda língua e não a cuidar educar.
Linguagem como capacidade e instrumento - Percepção embasada nas teorias de autores como Vigotsky e Chomsky.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009), a finalidade desta etapa da educação é o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade. De acordo com Faria e Salles (2007), as instituições que oferecem essa modalidade de ensino têm a responsabilidade de cuidar e educar de modo intencional. Das quatro entrevistadas apenas duas destacaram em seus discursos a importância de considerar a criança em sua totalidade, prática indispensável para o processo de ensino aprendizagem de qualidade. Destaca-se que a professora 1 afirmou “Considero toda criança, independente da idade”, o que não corresponde, segundo as autoras acima referidas, ao que é necessário na educação infantil: o professor que escolher trabalhar com a educação infantil, precisa contemplar em sua prática pedagógica as necessidades específicas e as possibilidades de cada etapa de desenvolvimento e aprendizagem humanas.
Outro ponto que nos chamou a atenção foi a resposta da professora 3: “nós como ensinamos inglês temos que observar a aquisição da língua, não nos preocupar em “educar” as crianças”. Nota-se que esta profissional não tem claro para si os objetivos da educação infantil, e os termos cuidar-educar são indissociáveis e devem estar presentes na Proposta Política Pedagógica da escola e nas ações de todos os seus agentes, e devem ser seguidos como filosofia da escola. Tais princípios são assegurados aos alunos da educação infantil através das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009).
A professora 2 não apresentou claramente uma concepção de criança, mas podemos compreender que, como apresentou princípios embasados nas teorias de Vigotsky e Chomsky, acredita que a aquisição da linguagem baseia-se na descoberta da criança de uma gramática que, de um ponto de vista formal, possui uma teoria abstrata, que só é possível compreender através de experiências contextualizadas.
Para esclarecer melhor os princípios adotados pelas professoras em relação às suas práticas, pedimos que dessem um exemplo de situação de aprendizagem propostas por elas em seu cotidiano dentro do contexto de educação infantil bilíngue.
As professoras 1 e 4 afirmaram considerar o desenvolvimento integral da criança. A professora 1 evidenciou isso ao explicar: “construir com eles o aprendizado ao invés de apresentar coisas prontas e mastigadas”; enquanto a professora 4 esclarece: “assim elas têm autonomia para agir sobre o espaço, cada “center” é pensado para estimular o desenvolvimento infantil da idade que atendo”. As duas profissionais apresentaram um relato que é compatível com o que é proposto pelas Diretrizes Nacionais para Educação Infantil – DNEI (2009), que exigem que nessa fase da educação as crianças exercitem a função sociopolítica e pedagógica através de atividades lúdicas e vivências.
A professora 4 demonstrou, ainda, uma preocupação em adequar sua prática às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem, conforme a idade que atende; prática importante e tida como um dos princípios da educação infantil. Suas práticas se adequam ao que é proposto por Carvalho e Ramos (2000), por acreditar que o comportamento infantil é influenciado pelo ambiente planejado pelo adulto, de acordo com seus objetivos relativos ao desenvolvimento infantil.
Segundo Faria e Salles (2007), as vivências planejadas e mediadas são a maneira pela qual as crianças se apropriam do conhecimento. A professora 2 parece compartilhar desta visão, pois relatou que se baseava em materiais didáticos para elaborar projetos e buscava propiciar vivências para seus alunos. Porém, não conseguimos observar esses princípios quando ela respondeu à questão anterior.
(Continua na próxima semana!)
(Esse texto faz parte do meu artigo de conclusão de curso em Pedagogia, Educação Infantil Bilíngue: um estudo sobre o perfil dos profissionais que atuam na área, de 2014).
Comments