6.1.2 Motivação
Interessadas em conhecer o que motivou as professoras a ingressar na carreira de professoras de educação infantil bilíngue, perguntamos o que lhes atraiu na profissão.
Após análise das respostas das participantes emergiram as seguintes categorias:
Um dos fatores impulsionadores, que colaboraram para que as entrevistadas começassem a trabalhar com educação infantil bilíngue, foi a atratividade por uma carreira promissora, isso ocorre segundo Lima (2011) devido a uma tendência mercadológica que tem feito com que instituições convencionais adotem um sistema de ensino que alfabetize em dois idiomas já na educação infantil, aliada à crença dos pais de que quanto antes a criança aprender melhor.
Outro fator que motivou o início da carreira de duas das entrevistadas nessa área foi o método inovador que os programas de educação infantil bilíngue adotam. Baker (2006) explica que os métodos fortes de educação bilíngue são aqueles que possuem suas raízes no bilinguismo e tem como objetivo a inserção de uma cultura, um contexto, através de uma segunda língua. Garcia (2009) concorda com Baker (2006) e evidencia esse pluralismo da proposta de educação bilíngue ao diferenciar os objetivos entre esse modelo de educação e o ensino de uma segunda língua.
A oportunidade de iniciar uma carreira na educação também foi apontada como um fator que inseriu as entrevistadas no âmbito da educação infantil bilíngue, sendo que a professora 2 ainda destaca: “Na verdade como sou licenciada em letras eu não tinha vontade de trabalhar com educação infantil, meu foco era dar aula para fundamental dois ou ensino médio. ” O exercício da prática pedagógica dentro da educação infantil deve responder a alguns objetivos propostos, por exemplo, pelos Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL,2006), que especifica que, para atuar em educação infantil, há uma formação mínima, podendo ser essa em nível médio normal ou licenciado em pedagogia, isto porque, segundo Faria e Salles (2007), essa etapa da educação deve se ocupar de cuidar e educar crianças de modo intencional, essa intencionalidade é impressa na prática pedagógica quando o professor tem o preparo para desenvolver vivências específicas às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem.
De acordo com Pimenta (1996) a pedagogia alcançou o patamar de ciência da educação exatamente por preparar o professor para inserir esse caráter interativo entre sua base teórica e a aplicação da prática. Isso é possível porque na formação de pedagogos os eixos norteadores são abordados separadamente e depois contextualizados para serem colocadas em prática de maneira conjunta. Outras licenciaturas não provêm esse preparo para seus futuros licenciados, possibilitando uma prática desarticulada e tecnicista.
Dentro da esfera educacional, faz-se necessário uma constante reflexão sobre a validade ou não das práticas pedagógicas, assim apresentaremos a seguir algumas questões relevantes em relação as ações pedagógicas das participantes da pesquisa.
(Esse texto faz parte do meu artigo de conclusão de curso em Pedagogia, Educação Infantil Bilíngue: um estudo sobre o perfil dos profissionais que atuam na área, de 2014).
Comments