Este estudo tem o propósito de provocar uma discussão necessária e complexa que tem o anseio de servir como fundamentação para uma possível futura elaboração de um curso que qualifique e, talvez, gradue o profissional bilíngue que atua na educação infantil. A nível organizacional, entendendo que a elaboração de uma proposta pedagógica não ocorre de maneira isolada, mas com a participação democrática, organizada e geral da equipe educacional e da comunidade de maneira representativa, pedimos que as professoras dessem sua opinião a respeito de quais disciplinas acreditavam que deveriam compor a grade curricular de uma especialização para professores de educação infantil bilíngue.
Conclusão
De acordo com as respostas obtidas, construímos as seguintes categorias de análise:
Três entre quatro entrevistadas indicaram disciplinas relacionadas a língua inglesa e suas metodologias voltadas para a educação infantil. Suas opiniões assemelham-se com a perspectiva de Vigotsky (1987), que compreende os signos como instrumento mediador eficaz no desenvolvimento da criança. O mesmo número de participantes relatou interesse em incluir disciplinas vinculadas à educação infantil como metodologias a serem utilizadas nessa etapa da educação, esse número expressivo entre as participantes, declara a necessidade de conhecimentos específicos para se trabalhar com crianças. A professora 2 ainda destacou: “algo sobre como trabalhar com crianças, pois eu sou formada em letras e não aprendi nada sobre isso”. Essa situação nos coloca em dúvida sobre a validade das práticas propostas dentro do contexto de educação infantil bilíngue, por estar em desacordo com o proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), entre outros, que funcionam como instrumentos na consolidação da idealização e entendimento de educação infantil de qualidade, através de práticas contextualizadas que levem em consideração as especificidades de cada fase dentro da infância.
Uma das participantes ainda incluiu que teorias, práticas e políticas da educação infantil também deveriam ser trabalhadas, isto porque essa professora provavelmente compartilha da mesma visão de pedagogia de Lima (2009), de que a ciência da educação possui pelo menos três eixos norteadores que conduzem o saber fazer pedagógico (fundamentos teóricos da educação, metodologias de ensino e o processo de reflexão sobre a validade ou não das práticas pedagógicas).
Outras disciplinas foram citadas individualmente, sendo que abordaremos as que consideramos mais relevantes, como uma disciplina específica de metodologia transdisciplinar; e a professora 4 explica: “seria inovador pelo modo como ocorre a educação bilíngue”, isso porque segundo Pimenta (1996), a educação infantil exige práticas transdisciplinares, sociais e lúdicas para que a criança se desenvolva e se aproprie de forma significativa dos conhecimentos e do mundo a sua volta.
A revolução dos costumes acarreta um processo de reformulação e modernização dos paradigmas coorporativos, por isso faz-se necessário essa investigação em alguns setores da nossa sociedade, por conseguinte, a análise de dados faz parte de um processo de gerenciamento dos métodos utilizados na avaliação de resultados, assim finalizaremos esse trabalho apresentando nossas considerações finais.
(Esse texto faz parte do meu artigo de conclusão de curso em Pedagogia, Educação Infantil Bilíngue: um estudo sobre o perfil dos profissionais que atuam na área, de 2014).
Comments