top of page

Características das Escolas Bilíngues e Internacionais



Você conhece as diferenças entre escolas Bilíngues e Internacionais? Vamos pontuar algumas características dessas práticas educativas, através de uma síntese em tópicos! Essa comparação foi realizada em outubro de 2018, como uma proposta da especialização em Metodologias para a Educação Bilíngue, na disciplina de Didática Aplicada ao Ensino Bilíngue no Ensino Fundamental. Ao comparar as práticas educativas fica claro que experiência e objetivos de cada abordagem são distintos e não podem ser encarados como propostas iguais. Então vamos conhecer e declarar quais princípios guiam cada um desses contextos educativos!


Escola Bilíngue


· Práticas bilíngue de bilinguismo.

Utiliza dois ou mais idiomas: inglês, alemão, francês, etc. aliado ao idioma materno.

· Visa inserir um idioma estrangeiro adicional a falantes de uma língua. · Segue o calendário nacional. · Comemora celebrações internacionais.

· É regulamentada por órgãos Nacionais. · Possui um público mais variado, mas teve seu inicio com o bilinguismo de elite. · A língua estrangeira é utilizada como ferramenta de aprendizagem e não como produto de aprendizagem.

· Currículo único, integrado, ministrado em duas línguas.

· Currículo integrado com aos expectativas da BNCC

· Oferecer a proposta para TODOS os níveis de ensino.

· Carga horária mínima de 20% e máximo de 50%

· Práticas mais progressistas de Ensino Bilíngue buscam mesclar o uso da língua entre as disciplinas ou mesmo períodos escolar, unificando conhecimento e línguas de forma mais fluída.


Escola Internacional


· Práticas monolíngues de bilinguismo.

· Utiliza um único idioma como meio de instrução, o idioma do pais de origem.

· Visa inserir um idioma dominante a falantes de uma língua. · Segue o currículo e calendário do país de origem.

· Regulamentada pelo consulado do país de origem. · Acompanha a grade curricular da região proveniente. · Atende um público abastado como filhos de diplomatas e empregados de multinacionais. · Tem como objetivo manter a regularidade do ensino entre pessoas que tem necessidade de mudar-se com frequência.

· Existem Escolas Brasileiras com Currículo Internacional: porém essas seguem as normas das Escolas Bilíngues e apenas utilizam um currículo internacional, o mais conhecido é o IB.

Comments


bottom of page